Rio -  ‘Quem era hipertenso aqui?”, pergunta a médica Brigite Bonguardo a um grupo de 20 idosos que se exercitam na Academia Carioca de Ramos, na Zona Norte. Todos levantam a mão.
Essa tem sido a rotina com 83% dos 17 mil frequentadores dessas unidades. Eles reduziram o uso de remédios para diversas doenças crônicas depois que passaram a fazerexercícios monitorados.
Nanci Siqueira, acompanhada por Brigite, perdeu 20 quilos: “Tomava remédio à beça. Agora, não mais”, diz | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Nanci Siqueira, acompanhada por Brigite, perdeu 20 quilos: “Tomava remédio à beça. Agora, não mais”, diz | Foto: Márcio Mercante / Agência O Dia
Os benefícios da mistura de tratamento médico e ginástica na rede de Atenção Básica estão sendo divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde. Levantamento feito pelo município indica que, em seis meses, dos 16.957 pacientes de Clínicas da Família com hipertensão, diabetes ou obesidade, cerca de 14 mil tiveram a glicemia e a pressão controladas, além de reduzirem o peso.
A aposentada Laurência Maria dos Santos, de 67 anos, é uma das beneficiadas. “Eu tomava seis comprimidos para hipertensão por dia; agora, só compro duas doses”, afirma ela, que passou a economizar R$ 200 por mês.
Já Nanci Siqueira, de 61 anos, se livrou da obesidade mórbida quando passou a sair da sala do consultório para o espaço com aparelhos de ginástica: “Perdi 20 quilos”, comemora a aposentada. Brigite Bonguardo explica que o trabalho na Academia Carioca é acompanhado dos prontuários clínicos dos pacientes. Com o passar dos meses, a melhora no condicionamento físico leva à prescrição de menos medicamentos.