Gripe e treinamento: continuar ou parar?
7 de maio de 2011
Não se apavore! A resposta da pergunta é: depende. Ao pegar uma gripe ou resfriado ficamos debilitados e o sistema imunológico é mobilizado. O sistema imunológico participa dos processos regenerativos, restaurando as microlesões causadas pelos treinamentos tanto com pesos como atividades físicas em geral.
Pessoas resfriadas porém mais jovens e com melhor resistência conseguirão treinar normalmente, não havendo um prejuízo, sendo o seu sistema imunológico plenamente capaz de fazer você se recuperar do resfriado como dos treinamentos. Então não é um simples espirro que irá lhe afastar dos treinamentos. Por outro lado a gripe já é um pouco mais complexa. O sistema imunológico fica debilitado drasticamente por ser uma infecção mais grave, ocasionando até febre. Então neste caso não é recomendável fazer qualquer atividade física. Além de ser impossível você treinar com um ritmo bom, você poderá agravar o quadro da doença sobrecarregando as defesas do corpo e também comprometer seus resultados nos treinamentos. A dica nesses casos é repousar, e só voltar a treinar quando estiver bem.
Tenha um bom senso. Ao sentir que é um problema mais sério, faça repouso. Repousar 2 ou 3 dias não irá afetar tanto seus treinamentos. Por outro lado treinar debilitado prolongará sua infecção e comprometerá seus ganhos, dando prejuízo até de semanas.
As dicas durante a gripe são aquelas básicas, não se deixe abalar e mantenha sua dieta ótima. Beba muito líquido e durma bem.
Não queremos substituir a orientação de nenhum profissional da área médica. Sempre consulte um médico, e não use medicamentos sem prescrição médica.
Abraços e bons treinos.
0 comentários:
Postar um comentário