Translate

ACADEMIA CARIOCA DA SAÚDE DA CLÍNICA DA FAMÍLIA OLÍMPIA ESTEVES

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Malhação é aliada contra cansaço


Prática regular de exercícios físicos melhora o vigor, espanta o sono fora de hora e dá mais disposição durante o dia
Aulas de luta aeróbica dão mais disposição durante o dia / ShutterstockAulas de luta aeróbica dão mais disposição durante o diaShutterstock

O dia ainda nem acabou, mas o cansaço às vezes chega antes da hora e já decreta o fim do expediente. Um pouco de indisposição é normal, mas quando o sintoma vira rotina isso compromete o rendimento no trabalho, prejudica a concentração e até tira a graça das horas de lazer.

Para combater o excesso de sonolência e desânimo fora de hora, muitos apelam para a farmacologia. Porém, estudos mostram que a prática regular de atividades físicas pode ser uma solução bem mais saudável e prazerosa.

“Uma pessoa que pratica entre 30 minutos e uma hora de exercícios diariamente tem muito mais disposição no dia a dia. Atividades físicas estimulam a liberação de endorfina, o que resulta em sensação de prazer. A pessoa vai sentir os benefícios disso o dia todo”, afirma Sidney Schapiro, especialista em ortopedia, traumatologia e medicina esportiva.

Uma pesquisa recente da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, relaciona os efeitos da prática regular de exercícios físicos com um dia a dia mais produtivo. Divulgada no periódico “Mental Health and Physical Activity”, a pesquisa, feita com 2.600 homens e mulheres entre 18 e 85 anos, mostra que aqueles que praticam 150 minutos semanais (30 minutos por dia) de algum esporte de intensidade moderada a pesada têm 65% menos cansaço durante o dia.

“Natação, hidroginástica, dança ou até uma longa caminhada no parque feitos com regularidade dão mais vigor no dia a dia. O hábito protege as articulações pelo corpo, melhora a qualidade do osso e previne contra doenças  como osteosporose”, afirma Liege Mari, especialista em ortopedia, traumatologia e dor.

Fora do sofá 
A escolha da modalidade é uma questão de gosto. De acordo com Sidney Schapiro, especialista em ortopedia, traumatologia e medicina esportiva, a pessoa tem que se sentir à vontade com o esporte que está fazendo. Segundo o profissional, existem muitas modalidades, por isso o melhor é variar. “Fazer exercícios de força, como musculação, além de alongamento, é ótimo para fortalecer os músculos. Se tiver tempo para combinar exercício de força com aeróbico melhor ainda”, diz Chapiro.

Atividade no cotidiano
Os pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, estudavam a relação entre atividades físicas e saúde cardiovascular, mas acabaram descobrindo efeitos positivos em outras áreas da saúde.

Depois de analisar diversos hábitos de um grupo de pessoas, como prática de exercícios, condições de saúde, relação com fumo e se dormiam bem, os médicos Paul D. Loprinzi e Bradley J. Cardinal concluíram que a prática regular de esportes combate o cansaço e a sonolência fora de hora.

Os resultados mostram que pessoas que praticam no mínimo 30 minutos de exercício por dia melhoram em 65% a qualidade do sono, têm 65% menos cansaço durante o dia, 68% menos cãibras quando dormem e 45% menos desatenção.

“O hábito de fazer exercícios físicos com regularidade também ajuda a amenizar dores crônicas, como cefaleia e dores musculares”, diz Liege Mari, especialista em ortopedia traumatologia e dor.

0 comentários:

Postar um comentário